Eu gosto muito de Chitãozinho & Xororó. Cresci ouvindo as músicas deles - Além de Freddie Mercury e o Queen - por isso tenho muito apreço pelo sertanejo raiz. Zé Rico e Milionário, Tonico e Tinoco, João Mineiro & Marciano, entre outros. Eu lembro da primeira vez que ouvi essa música, meus pais sempre compravam o CD ou Fita K7 deles, assim como dos Sambas de Enredo. Era um ritual sempre. Ir nas lojas de Cd ou que vendiam CD, como a Revistaria Salles, no Centro de Caraguá, ou no Carrefour antigamente que tinha uma parte só para CDs e procurar por esses dois em específico.
Essa dupla me traz lembranças dos meus pais e de um tempo em que eu não via ruindade no mundo. Achava que tudo uma hora ia ficar bem, mesmo com o furacão que acontecia na minha casa. Ch&X tem várias músicas maravilhosas, e é uma pena saber que a juventude não gosta de que eles façam shows em festivais ou rodeios (que sou contra), porque querem ouvir Gusttavos Limas da vida.
Antes de falar dessa música e o porquê de eu querer falar dela, queria falar da música Sinônimos, música composta por Paulo Sérgio, Cláudio Noam e César Augusto e gravada junto com o grande Zé Ramalho. Essa é uma música que eu queria ter composto, porque ela traz muito dos meus pensamentos e sentimentos. Eu me vejo tendo escrito ela.
Sobre Página de Amigos, música do álbum Chitãozinho & Xororó de 1995, foi um dos singles desse álbum, ao lado de Um Homem Quando Ama, versão de Have Your Ever Really Loved a Woman?, de Bryan Adams, tema do filme Don Juan DeMarco, quando as pessoas não achavam que isso era plágio, Bailão de Peão, Feito Eu, Só Quem Amou Demais e Vez em Quando Vem me Ver. Eu lembro do encarte do CD e dessa música, e ficava pensando como deveria ser duro, no auge da minha maturidade de 9 anos de idade, ouvir isso de alguém que você amava. Até que esse dia chegou.
Numa das minhas poucas experiências românticas 100% frustradas, eu me declarei pra pessoa, ouvi a negativa, e ela mandou o trecho:
O seu nome vai
Ficar na minha agenda
Na página de amigos
Aquilo me doeu de uma forma, porque eu sabia o que significava, gostava da música e sabia que amizade não era o que eu queria, e que se continuasse, eu iria me jogar no limbo. E foi o que aconteceu. Eu deveria ter respondido com o subtítulo desse texto e ido embora tentar esquecer. A gente comete erros conosco, por medo do que outros vão achar, pois fui provocado com a frase “homem não sabe ouvir um não e ser amigo de uma mulher”. Se eu tivesse refletido teria visto que fui manipulado pra ficar naquela situação. Hoje com mais maturidade eu vejo isso. É um sentimento horrível a rejeição, mas dessa forma, feita de maneira irônica e desdenhando dele, é ainda pior. A gente se sente um lixo, indigno de ter um sentimento puro como o nosso de volta pra nós. Isso derrubou minha autoestima, e acho que por isso e outras coisas, como uma paixão cega, me fizeram insistir em mudar o sentimento dela. Não se muda o sentimento de ninguém. Infelizmente não é algo que a gente tenha poder sobre, principalmente eu, que no meu julgar tenho pouco a oferecer de diferente das outras pessoas (frase que ouvi, e que essa pessoa também disse de certa forma).
Músicas tem esse poder de marcar situações. Mas gostaria muito de ter músicas que me façam lembrar de situações boas, de vitórias, conquistas, momentos. São poucas. Agora, por exemplo, não lembro de nenhuma que não seja ligada a Carnaval ou Boi-Bumbá. Eu tenho que buscar reescrever minha história o tempo todo, e isso tem me cansado. Já era pra eu ter uma base sólida, mas ainda não comprei nem o terreno, imagina ter uma estrutura. Mágoas pode ficar no passado, mas a tristeza e frustração são mais difíceis de engolir.